Professores listam atividades e práticas que ajudam a relaxar corpo e mente para melhorar o desempenho nas provas
Cinco milhões de estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), etapa fundamental de ingresso para as principais universidades do Brasil. É comum os candidatos se sentirem ansiosos ou estressados na semana que antecede as provas, que neste ano acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, colocando em risco o desempenho diante do nervosismo.
O professor Patrick Lima, coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, comenta que um dos grandes motivos do insucesso no Enem é o estresse que acomete os candidatos. “A maioria dos alunos está com uma grande carga emocional e isso pode atrapalhar o desempenho do estudante, então o colégio proporciona, além de revisão de conteúdo e café da manhã, momentos que os deixam mais confiantes para encarar uma prova de cinco horas de duração no domingo”, explica.
A professora de yoga do Colégio Anjo da Guarda, em Curitiba, Tatiana Hultmann Nieweglowski explica que técnicas de respiração e mindfulness são ferramentas muito úteis em momentos de estresse, como vésperas de processos seletivos como o Enem. “Respirar de forma consciente e praticar mindfulness ajuda a trazer a mente para o momento presente, reduz a ansiedade e aumenta a resiliência, o que é essencial para garantir um bom desempenho durante a prova. Isso ajuda a evitar o famoso ‘branco’, que alguns estudantes podem experimentar”, avalia.
Confira 6 dicas para os estudantes se sentirem relaxados e, consequentemente, mais seguros para a realização das provas do Enem:
Praticar atividades físicas
Além dos estudos, que são necessários para o bom desempenho, cuidar do corpo também é muito importante. Caminhar, correr, nadar, jogar futebol, ou treinar na academia vale como um refresco para a mente e um reforço para o corpo, que sente a tensão e o estresse da véspera da prova. Além disso, exercícios físicos ajudam a fixar o conteúdo estudado.
Meditação e mindfulness
Mini práticas ao longo do dia, antes de dormir, antes e durante a prova ajudam a centrar a mente e relaxar a tensão muscular. Parar por alguns segundos, respirar profundamente, observar como se sente e aí retornar à atividade. Esses momentos ajudam a se reconectar e identificar períodos de estresse.
Foco na respiração
Outra sugestão é praticar uma técnica de respiração que tem a intenção de acalmar e relaxar. Ela pode ser feita antes e durante a prova, para ajudar no foco, equilíbrio e concentração.
A técnica respiratória é a seguinte: inspirar contando até 4. Segurar a respiração, pulmões cheios, contando até 4. Soltar o ar contando até 6.
Desacelerar o ritmo
Nos dias que antecedem o exame, o melhor é desacelerar e confiar em todo o empenho que já foi realizado durante o ano. Por se tratar de uma prova de longa duração, é preciso dormir bem, relaxar e estar com energia suficiente para encarar as questões e desafios pela frente.
Estimular a mente com outras atividades
Ao longo do ano muito conhecimento foi adquirido e na véspera da prova, o ideal é confiar no esforço realizado e relaxar a mente com outras atividades. Conversar com amigos e familiares sobre assuntos diversos, assistir a filmes e seriados divertidos, praticar atividades físicas relaxantes e até planejar as merecidas férias são sugestões que podem ajudar o estudante a encontrar um ponto de equilíbrio e vencer o nervosismo.
Alimentação leve e sono em dia Comer bem, de maneira saudável e leve é a melhor pedida para os dias antes do Enem. Descontar a ansiedade na comida pode parecer uma saída, mas isso pode gerar sonolência, dores de estômago e outros sintomas que não vão ajudar em nada. Por isso, focar em uma alimentação leve, com alimentos naturais e de fácil digestão é a melhor pedida. E claro, a higiene do sono também é muito importante, para que o estudante tenha disposição e energia para dar o seu melhor durante a prova.